Razões para prestar atenção no Metaverso para Eventos

Artigos e Pesquisas, Geral

Por Patricia Segatto – Content Expert LAMEC e Presidente Eleita da MPI Brazil.

Hoje vou dividir com vocês 5 possibilidades de como o metaverso pode melhorar os eventos e reuniões de trabalho, compartilhados pela Comunidade BishBash nos EUA, que acredito cabem para nos dizer que sim, precisamos acompanhar esse avanço da tecnologia para os eventos.

O que sabemos sobre o metaverso até agora é que é um ambiente virtual, em 3D, imersivo e permanente. É como se quebrássemos a quarta parede, que é a tela e puxássemos nosso publico para o novo mundo. Vale lembrar que o conceito existe há mais de 30 anos  (Second Life) e com o avanço da tecnologia hoje já é possível ter este universo mais viável e palatável.  Mas, como entrar nesse mundo? Já existem alguns exemplos mas o Mytaverse do Meta, o Sensorium Galaxy App já são experiências interessantes, vale pesquisar. Ainda não temos com preços acessíveis os fones incríveis que trarão de fato a experiência imersiva, mas como tudo em tech, é só uma questão de tempo.

Como o Metaverso pode melhorar as reuniões de trabalho e os eventos corporativos

1. Espaço ilimitado para ideias
Algo que tomamos como certo com essa tecnologia avançada é espaço ilimitado — literalmente. O metaverso resolve o problema do espaço instantaneamente. Se você precisar de outro quadro branco para brainstorming, ou vários modelos ou telas 3D, você pode tê-los. Chega de confusão com pilhas de papéis e livretos, nem navegando 12 janelas abertas ao mesmo tempo tentando encontrar uma estatística.

Ah! Se a tela Zoom deixa você se sentindo perdido em um mar de rostos na hora de criar…não, não, no metaverso poderemos ter uma experiência 3D, bem mais agradável com o novo local.

2. A Capacidade de Visualizar e Resolver Problemas em 3D
O metaverso tem o potencial de levar a uma maior resolução de problemas, especialmente em indústrias como construção, arquitetura, saúde e design.  Ou seja, maquetes mais detalhadas e fluxos em eventos e cenografias especialmente inovadores serão bem mais tangíveis de se entender e gerar soluções criativas a partir deste universo. Reduzimos o excesso de imaginação, assim temos mais expectativas alinhadas com todos: marcas, técnica, segurança física e sanitária, etc..

3.  Engajamento Que Parece um Videogame
Mesmo antes do metaverso, a gamificação levou 87% dos trabalhadores a se sentirem mais socialmente conectados em uma pesquisa feita nos EUA. O metaverso melhorará as reuniões de trabalho através do conceito de gamificação. Pense: Menos trabalho, mais brincadeiras, mas você ainda está fazendo o trabalho.. Isso levará a espaços de trabalho mais imersivos e dinâmicos e, por sua natureza, incentiva os colaboradores a se engajarem no ambiente.

4. Reduzir o afastamento no trabalho.
Movendo o espaço remoto do escritório da tela do computador para o metaverso, pode fazer com que os funcionários se sintam menos alienados de seus colegas. É um efeito dominó: as qualidades imersivas únicas do metaverso aumentarão o engajamento e a cultura da empresa. Então, estando no mesmo mundo (mesmo que seja virtual), seus colegas sentirão que estão juntos de uma maneira que o Zoom ou Meet  nunca fará. Não é exagero imaginar que o metaverso irá atenuar o fenômeno conhecido como fadiga do Zoom, onde a sobrecarga cognitiva, a presença constante de sua própria imagem e um ataque no olhar são mais latentes como promotores da exaustão.

5. Uma maior capacidade de auto-expressão
O metaverso é uma ótima ferramenta para a auto-expressão, pois é uma oportunidade para os membros da equipe serem quem quiserem ser. Avatares podem ser maneiras divertidas de construir sua identidade, confiança e comunicação com sua equipe. Há oportunidades criativas ilimitadas onde você não está limitado por raça, gênero, limitações físicas ou qualquer outra coisa.

Bom demais para ser verdade certo?

Sim, há considerações como em toda a experiência digital x humana. Uma quantidade considerável de nossa comunicação é compartilhada através da linguagem corporal, que se perde – ao menos por enquanto- no metaverso. Além disso, pesquisas sobre o córtex retrosplenial mostra que as memórias estão intimamente ligadas a locais físicos. Quando se fala em trabalho e experiência, recordar é uma habilidade importante. A questão é se os espaços no metaverso podem substituir os locais físicos e ainda manter os laços com a memória humana, considerando sua interatividade.

Então é provável que você mude os 4 eventos de médio porte por ano do produto ou cliente X , mas em seu lugar serão três reuniões meta com alta produtividade e mais agradabilidade e um grande evento que promete um investimento robusto em atributos analógicos e presenciais para uma experiência real que só pode ser assistida ao vivo, por exemplo. É bom estar ao menos, preparado.

A comunidade Lamec já apresenta diversos conteúdo bacanas sobre o Metaverso , acompanhe nas redes sociais (especialmente no youtube) e faça parte do grupo exclusivo dos membros no whatsapp para acompanhar muito mais novidades sobre esse e outros assuntos importante para eventos durante o ano.

Quer saber mais sobre metaverso nos eventos? Assista o painel “A economia do metaverso” do nosso último LAMEC Weekends 2021:

Related Posts