By Juliana Aranega – Onde as comunidades e os eventos se encontram – Se você trabalha há muito tempo com eventos eu imagino que você está acostumada ou acostumado a emoções fortes. O que foi esse 2020? Você viu essa onda-tsunami chegando? Eu juro que ver, eu até vi, mas dizer que eu saberia o que seria viver esses últimos meses (ano). Ah eu não sabia mesmo!
Eu sou bem cética e pé no chão. Eu não acho que os eventos voltarão a ser o que foram um dia. É a evolução! Parafraseando Siba: ‘cada passo que a gente dá o mundo sai do lugar.’ Ouço o mundo dizendo: ‘corra pra me acompanhar!’
A nova realidade dos eventos fala muito de hiperlocalidade, multihub, conteúdo como rei. Mas, saudades das celebrações e apertos de mão. O que vivemos nos últimos meses foram muitos eventos, essencialmente online, com muito conteúdo, mas pouco espaço para troca e celebração.
É aí que a comunidade se mostra imprescindível! A comunidade corporativa é esse espaço de trocas, sustentado por encontros que promove vínculos, ideação, recompensas e celebração, que tanto tem faltado nos eventos hoje. As comunidades agregam outras ferramentas que facilitam essa troca e relacionamento com clientes externos e internos em outras plataformas além dos eventos.
Mas não se engane. Não existe comunidade sem encontro. Nutrir uma comunidade é fortalecer uma rede com real sentimento de pertencimento que se retroalimenta de forma contínua.
Os eventos, especialmente os presenciais, promovem e potencializam os vínculos entre os membros de uma comunidade corporativa. Os mais frequentes são eventos de networking, seguidos por conferências e workshops. A tendências são eventos menores, que movimentem até mil pessoas.
A longevidade da comunidade depende destes eventos (sejam presenciais ou online). Eles são o combustível para manter a comunidade viva e em constante crescimento. E você? Já pensou em olhar para sua estratégia de eventos como uma estratégia de comunidade?
Onde as comunidades e os eventos se encontram – Autora: Juliana Aranega