O cenário e o comportamento do participante mudaram. Você acompanhou?

Artigos e Pesquisas

Por Vanessa Martin – VP Education e Content Expert LAMEC

Entender o que movimenta o mercado e a ação dos participantes nunca foi tão importante para o profissional de eventos.

Entender o comportamento dos participantes e reagir de acordo a ele é uma premissa básica para qualquer evento de sucesso. E, partir daí, definir quais as prioridades no design e entrega dos eventos. É fato que as mudanças estão muito velozes agora que nunca. O que antes demorava anos para acontecer e virar tendência, agora basta apenas meses ou poucas semanas para se materializarem.

Por isso, para você conseguir navegar neste mercado tão instável, acompanhar pesquisas sobre cenários e comportamento do consumidor continuam a fornecer informações preciosas que podem ajudar você nas atividades diárias e a definir sua estratégia, como na análise a seguir. Mas esta velocidade também demanda que você faça disso uma atividade regular para não perder o bonde do sucesso e das oportunidades.

O trabalho mudou

Entre os maiores impactos estão as mudanças no universo corporativo, na forma como e onde trabalharemos: o trabalho é híbrido ou Phygital. Ou seja, pode acontecer em qualquer lugar, no ambiente físico da empresa, no home office ou até mesmo no metaverso. Entre as consequências estão a avaliação por resultado ao invés de horas trabalhadas, maior flexibilidade, trabalho síncrono e assíncrono, redução dos dias úteis semanais e valorização pelo bem-estar e saúde ao invés do trabalho.

Quando voltados para o público interno das empresas, os eventos tendem a ser importante ferramenta de investimento no capital social da empresa para reaproximar os funcionários que passaram a não ter mais a convivência diária.

Para os eventos destinados a clientes, consumidores e parceiros as alterações no design são amplas, como a redução na duração do evento e das sessões, a crescente importância do networking e das questões envolvendo o tripé da sustentabilidade.

Duração mais curta dos eventos e forte foco no networking

50% do público da última pesquisa da Meetings Outlook disse que os eventos tem agora duração mais curta. O relatório também destaca que o foco atual do participante de eventos presenciais é o networking.

Será que o networking ficou menos relevante que o conteúdo?  37% do público da última pesquisa disseram preferir oportunidades de networking em eventos presenciais ao invés de educação. E 33% indicaram desejar igual preferência para educação e networking.

Uma das explicações pode estar relacionada ao isolamento social sofrido e ao home office compulsório por todos nós nos últimos 2 anos e, consequentemente, a falta de convivência pessoal e conexões humanas que só o face-to-face pode oferecer. Além disso, para 64% das pessoas os eventos presenciais ainda não estão tão frequentes quanto até 2019. Outras pesquisas também apontam para o crescimento dos eventos híbridos, que demanda profissionais experientes, uma vez que o design envolve o presencial, o virtual e outro que promova a convergência saudável e criativa entre os dois formatos.

Tudo isso estimula a valorização de encontrar e conversar com pessoas nos locais físicos, uma vez que conteúdo pode ser obtido facilmente no virtual. O que pode mudar no design? Valorização e estimulo a momentos de networking com intervalos mais longos, em especial no presencial, além de ações e gamificações no event app e em plataformas de engajamento e atividades voltadas para o entrosamento entre participantes, entre outros.

Sustentabilidade: mais bem-estar, diversidade e inclusão

Você está interessado em bem-estar agora, mais do que antes da pandemia? Acredito que sim. Seus clientes estão. Mais do que temas de destaque atuais, a sustentabilidade é uma forte tendência apontada em inúmeras pesquisas.

Outra edição da MPI Meeting Outlook apontou que 63% dos profissionais de eventos estão mais interessados nestes conteúdos nos eventos. E o crescimento foi de 30,6% em relação aos anos anteriores. Por que este assunto vem ganhando tamanha relevância?

Ao menos o ponto de partida é fácil de identificar: é tema importante para as pessoas. E as marcas estão cada vez mais antenadas nas necessidades e expectativas dos seus consumidores. Assim, sendo os eventos também devem atender prontamente a este chamado do mercado.

Este é o mais importante objetivo buscado pelas empresas com a diversidade e inclusão (31%). Também relevante está o cumprimento da lei (20%) e alcançar os resultados corporativos/melhorar o tripé da sustentabilidade (19%).

Mas quais são os principais aspectos envolvidos? Como atender a esta demanda e promover alinhamento no design dos eventos e no comportamento dos participantes que promova mudanças e melhorias esperadas? Outro relatório da MPI sobre Inclusão nos eventos, o guia da MeetingsNet e na Bizzabo oferecem dicas e informações sobre melhores práticas para tornar seu evento mais inclusivo e diverso nas áreas de event design, marketing, inscrições, escolha do local do evento, produção, operação e feedback do evento.

Faltam profissionais qualificados e vacinação

Este cenário é o mesmo no Brasil. Para os entrevistados, 60% relataram ter dificuldades em contratar profissionais experientes e com qualificação, sendo que para os fornecedores do setor de eventos a dificuldade é ainda maior: 70% tem dificuldades em preencher vagas em aberto. Na edição de Verão/2021, este percentual era de 29 e, na edição seguinte (Outono/21) passou para 37%. Com a crescente falta de profissionais o país e no mundo, valorizar e capacitar a sua equipe ganha status essencial para conseguir entregar eventos especiais.

A solicitação de comprovação da vacinação ficou ainda mais forte para fornecedores e participantes que na edição anterior (Outono/2021). Para os primeiros, a demanda passou de 47% para 55% e de 41% para 51% para permitir o acesso para o público.

E agora?

O que está destacado aqui são pontos citados em várias fontes, reforçando o conceito de que vieram pra ficar. Ao entender o tamanho das ondas e o sentido para onde elas flutuam dará a você vantagem competitiva para atender melhor seus clientes e também se destacar da concorrência.

Aí, outra forte tendência, o life long learning, ou o aprendizado contínuo é a melhor dica que posso pontuar aqui. E entenda que neste aprendizado estão as capacitações “tradicionais”, mas também o aprendizado diário e a sua disposição de compreender processos e novidades visando se aprimorar constantemente.

Vamos juntos?

PARA SABER MAIS:

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