
Você sabe qual a importância dos eventos para a economia brasileira? De acordo com a ABRAPE – Agência Brasileira de Promotores de Eventos, esse mercado emprega 6,6 milhões de pessoas, movimenta 3,8% do PIB brasileiro e fatura 291,1 bilhões de reais.
Além do impacto econômico, os eventos desempenham um papel estratégico para as empresas construírem Branding, criando uma identidade única na mente do consumidor e agregando valor aos seus produtos e serviços.
Esse diferencial é ressaltado através da proposta de valor de cada empresa, que é única e que através dela, as empresas mostram como se propõem a resolver a dor do seu consumidor, evidenciando seu diferencial competitivo e fortalecendo seu valor no cenário econômico.
Por isso, “todo evento é uma oportunidade de construir marca” e, conforme Galileu Nogueira explora em seu livro ‘Branding de Perto’, toda marca deve ser construída com intencionalidade, ressaltando seus atributos funcionais, que englobam o que é tangível.
Ou seja, que pode ser percebido através dos nossos sentidos, seus atributos emocionais, baseados na maneira como nos relacionamos com as marcas e seus atributos de autoexpressão, que é a maneira como a marca se mostra para os consumidores.
E para complementar esse cenário, eventos também são uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento e fortalecer relacionamentos estratégicos que criam parcerias duradouras.
*Aretusa Tupinambá é Gerente de Marketing, Eventos e Digital na Fresenius Kabi e Membro do Board da MPI Brazil