ALAGEV e MPI Brazil realizam LAMEC com a participação de 350 pessoas e anunciam data da próxima edição

Artigos e Pesquisas, Geral
Time MPI e ALAGEV

A próxima edição do Latin American Meetings and Events Conference (LAMEC), evento realizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em parceria com a MPI Brazil, já tem data para acontecer: 25 de setembro de 2023. 

A edição de 2022, realizada nesta segunda-feira (26) no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas ao longo do dia. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria e comunicação e marketing. 

Na abertura, Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, destacou a importância dos eventos presenciais. “É ótimo promover esses encontros e reencontros, trocar experiências, aprender, desaprender, reaprender e também ensinar. Nesta edição, promovemos sessões maiores, com dinâmicas e conteúdos valiosos para colaborar com o dia a dia desses profissionais”, finaliza.

“O LAMEC foi o primeiro grande evento pós-pandemia da MPI Brazil. Estamos felizes com essa retomada, além de com os resultados conquistados e a adesão e apoio de todo o setor. O mercado pede união. Por isso, a importância de termos unido forças com a ALAGEV e da presença de outras entidades do segmento”, ressalta Juliana Aranega, presidente da MPI Brazil.

Durante o LAMEC, Carolina Gaete, diretora de vendas globais da rede Accor, anunciou o lançamento oficial para toda América do Sul do All Meeting Planner, programa de relacionamento e fidelidade para a cadeia de eventos. O serviço proporciona aos profissionais a oportunidade de acumular pontos para trocas de experiências, hospedagem e produtos. 

Ações de Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG)

O LAMEC se preocupa em fazer ações com cada vez menor impacto ambiental. Para isso, o valor das inscrições pagas dessa edição contribuirão para o reflorestamento e defesa da Mata Atlântica, por meio da instituição Copaíba, que produzirá e plantará mudas de árvores nativas.

O encontro contou com o apoio de 20 estudantes de Turismo e Lazer da Universidade de São Paulo (USP), que tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores do LAMEC. O Grupo R1 também convidou jovens para acompanharem e entenderem o trabalho da construção de um evento. 

A Casa Causa e a Musa apoiaram o encontro com a gestão de resíduos para que a produção fosse reduzida e para que tudo que sobrasse tivesse a destinação correta.

Saúde mental 

Claudia Ribeiro e Wilma Bolsoni, respectivamente, executiva e head da Flow School, participaram do evento e falaram sobre saúde mental. “Este tema não é mais apenas de âmbito pessoal. Hoje, faz parte das estratégias das empresas. E esse olhar já passa pelos líderes. A pandemia da covid-19 trouxe uma série de incertezas, mudou muitas coisas e continuará mudando”, declara Wilma.

Outro assunto discutido foram “Os 4 hot topics do momento no mercado de eventos”, conduzido por Ana Medeiros, diretora de relacionamento no Grupo MM, e Carolina Gaete, global sales director da Accor. O bate-papo destacou pontos sobre briefings mais completos, foco na experiência por parte dos hotéis, proximidade dos clientes e implantação das práticas de ESG.

Seis sessões 

A sessão “Eventos Regenerativos – quando ser carbono zero não é mais suficiente”, realizada com Daniel Costa, CEO de Eventos Sustentável, e José Marques, diretor da Z. Marks Projeto, destacou a importância de eventos mais ecológicos, já que o segmento é um dos grandes geradores de resíduos. O conteúdo identificou estratégias e dicas para gerar impacto positivo para o meio ambiente. 

O “Sobressaia em meio ao barulho: construindo pitches imbatíveis na conversão de negócios”, com Juliana Patti, regional Head of Events & Disclosure Management da Bayer e presidente da ALAGEV, Igor Tobias, managing director da MCI, e Rodrigo Machado, vice-presidente de comunicação da MPI Brazil, teve como objetivo mostrar as maneiras de uma empresa se comunicar efetivamente para se destacar da concorrência, além de listar algumas dicas para solucionar as dores dos clientes e como o público pode se conectar com a marca. 

O “Profissional de eventos – ontem, hoje e amanhã”, com Beth Wada, vice-presidente de finanças da MPI Brazil, Fabia Tanabe, coordenadora de marketing da Huesker, e Ricardo Ferreira, vice-presidente da MPI Brazil, apresentou aos profissionais as habilidades e competências para o futuro do setor. Durante a conversa, ressaltou-se que as pessoas mudaram de área de trabalho e, com isso, aumentou a dificuldade de encontrar bons profissionais no mercado que se identifiquem com o segmento. 

O “Tokenização e a nova era dos eventos”, com Vanessa Martin, vice-presidente de educação da MPI, e Ney Neto, country manager do Upland, ressaltou a revolução da blockchain e como gerar mais receita com ativos digitais. Além de identificar as características da Web 3.0.

O conteúdo “VOZ PARA TODES: como agir pelo fim do atraso da diversidade e senso de pertencimento”, com Patricia Segatto, presidente eleita da MPI Brazil, Roberta Yoshida, chief creative officer e publisher do Portal Radar, Dilma Campos, CEO da Outra Praia, e Marta Gucciardi, diretora de Diversidade & Inclusão da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), ressaltou as formas de elevar a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. Além disso, também mencionou como avançar na melhoria desses temas nos eventos, compreender melhor os diversos recortes e interseccionalidades e entender os desafios de se ter uma comunidade realmente diversa. 

Já o “ROI emocional nos eventos: a importância das conexões”, com Rodrigo Cezar, chapter lead HERO da Roche, e Gustavo Elbaum, diretor da Giv2U, mostrou que eventos físicos são relacionamentos estratégicos e qualitativos, e ideias de encontros têm que ser criativas para conectar as pessoas pelas experiências.

Momentos finais do LAMEC

Para relaxar, o LAMEC promoveu o “Mindfulness para a vida real”, com Laura Dantas Marques, publicitária com 10 anos de experiência no mercado. No bate-papo, ela orientou o público com técnicas de meditação e autocontrole.

O último conteúdo do dia foi “A curiosidade nunca matou o gato: deu a ele sete vidas”, conduzido por Livia La Gatto, atriz e roteirista. A palestrante destacou a necessidade do engajamento provocar o seguidor para a vontade genuína de comentar e compartilhar a experiência, e explicou sobre o formato de contar a notícia e promover o valor de ser curioso. 

Sobre a ALAGEV

Fundada em 2003, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) é uma entidade sem fins lucrativos. Há 19 anos, é um hub multissetorial de integração, facilitação de conexões e desenvolvimento de melhores práticas entre os players do Brasil e da América Latina, que reúne gestores e fornecedores de toda a cadeia de viagens e eventos corporativos. A entidade, que conta com 14 comunidades setoriais, com mais de 250 empresas associadas e 600 representantes, oferece um espaço com networking, geração de negócios, benchmark e aprendizado, além de crescimento pessoal e profissional. Para saber mais sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

Sobre a MPI

 Referência no Brasil há 12 anos, a Meeting Professionals International é a maior associação da indústria de eventos do mundo. A organização oferece educação inovadora e relevante, oportunidades de networking, intercâmbios de negócios e atua como uma voz proeminente para a promoção e crescimento do mercado de eventos. Presente em 75 países, a entidade tem uma comunidade global com mais de 60 mil profissionais e 14 mil membros engajados. Para saber mais sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@mpi_brazil). 

Related Posts